Curtir

quarta-feira, junho 26

4

Saudade





                Todo mundo conhece essa palavra. Todo mundo já sentiu essa palavra, porém, nem todos sabem da importância dela em nossas vidas. A palavra aparece como um reflexo do que vivenciamos no passado e está diretamente ligada a algum fato ou pessoa. Como a maioria dos sentimentos que possuímos, ela se revela como uma faca de dois gumes: ela pode ser boa, nos dar aquela sensação gostosa de nostalgia, dos bons momentos que ficaram para trás, principalmente aqueles de infância, quando praticamente tudo em nossas vidas era mais simples do que no presente momento. A palavra representa uma válvula de escape para nossos problemas cotidianos, as lembranças dos bons tempos, a força que tiramos de uma lição de vida que aprendemos no passado, nos conferindo força para enfrentar as adversidades do presente e um momento pelo qual refletimos sobre o que e de quem sentimos falta. E ela pode ser prejudicial, relembrando coisas que não queríamos lembrar, acontecimentos que marcaram nossas vidas para sempre, de tal forma que apenas podemos resistir à dor e seguir em frente, com aquela cicatriz incurável no peito. Para essas pessoas, a palavra representa um obstáculo, uma parede intransponível, que a prende de tal forma que suas vidas atuais ficam “paralisadas”, pois a realidade atual parece muito cruel se comparado ao que havia no passado.
            O que eu quero dizer com isso é que o tempo passa, as pessoas mudam, os acontecimentos são outros, mas a saudade é a mesma. Ficam lá, em nossas memórias, prontas para serem acessadas para o bem ou para o mal. Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela. Hoje eu sinto falta de algumas pessoas e alguns momentos de minha vida, alguns desses momentos eu jamais poderei vivenciar e algumas dessas pessoas eu jamais poderei ver novamente. Quero aproveitar o momento para dar um recado: Se sente saudade de alguém, vá atrás. Não deixe que bobeiras como orgulho, egoísmo, timidez ou qualquer outra coisa atrapalhem vocês.
   O amanhã pode ser tarde demais.

“Se as pessoas que amamos são tiradas de nós... o jeito de mantê-las vivas é nunca parar de amá-las. O mundo muda, o tempo corre, as pessoas morrem... mas o amor verdadeiro é para sempre”.