Curtir

sexta-feira, outubro 12

3

Dia das Crianças






                    Boa noite, leitores!
                Quantas vezes, no passado (no presente também) ouvimos alguém dizer, ou mesmo nós dizemos: “Quando você crescer...” ou “Quando eu fizer 18 anos...”? É normal, nossos pais e outros adultos sempre dizem para todas as crianças e adolescentes do mundo que um dia, quando a maioridade chegar, poderemos desfrutar de maravilhas que jamais seria permitido a nós quando criança. Querem um exemplo? Tirar carteira de motorista.
                Bacana, ter independência, sair de casa sem ter de avisar ou ter hora para voltar, ir para as baladas sem ter pai e mãe na porta da festa para te buscar e coisa e tal, só que muitas vezes eles se esquecem de dizer: “Filho, aproveite sua infância o máximo que você puder, porque ser adulto exige responsabilidades, exige sacrifícios...” Então, passamos nossa infância sonhando em ser médico, bombeiro, policial, professor e as vezes nos esquecemos de ser Joãozinho, Mariazinha, menininho, menininha. Ai, quando chegamos à idade adulta, que todas as cobranças e responsabilidades acertam nossa cara, ficamos desesperados e olhamos para trás desejando veemente uma máquina do tempo para voltarmos a ser o que éramos antes e quem sabe fazer mais, aprontar mais, se divertir mais, viver mais.
                “Como eu queria voltar a ser criança, onde nossa única responsabilidade era fazer o dever de casa.” É o que muitos dizem por ai. Alguns ainda, mais drásticos, esquecem completamente que um dia já foram crianças e aceitam aquele fardo de SEMPRE serem adultos.
Nunca é tarde para se arrebentar na curva xD
                Mantenha viva a criança que há em você. Por mais que você seja um homem ou uma mulher de negócios, por mais que você tenha responsabilidades, por mais que você tenha envelhecido.
                Porque? Já passei dessa fase, agora quero aproveitar minha vida de adulto.
                Claro. Tem de aproveitar mesmo, mas para mim, ser adulto e saber escolher o que ser na hora certa. Temos de aproveitar os momentos que a vida nos oferece, mas isso não significa ignorar o passado. Ignorar a pessoa inocente e livre de preocupações que você já foi um dia.  
                Vivemos um tempo em que a infância acaba muito cedo. Uma cultura onde nossos filhos, irmãos pequenos já fazem coisas que jamais pensaríamos em fazer na idade deles. Aliado a tecnologia, eles têm acesso a tudo em um instante e acham que por isso são tão adultos quanto nós somos. Não brincam mais na rua, não soltam pipa, não brincam de casinha, ao invés disso atualizam status nas redes sociais e sofrem de “amor”.
Então, quando ser criança? Escolher ser uma criança no meio de uma reunião de negócios não é o certo. Você vai se passar por palhaço e poderá perder o emprego. Agora, escolher ser uma criança ao brincar com seu filho de cinco anos é outra coisa! Quando adultos muitos pais não tem tempo para os filhos por N motivos e pensam que com um Vídeo Game de última geração e uma boa escola, vão ter o controle necessário para educar os filhos. A falta de dialogo entre pais e filhos muitas vezes se origina do fato dos pais não enxergarem o mundo como seus filhos enxergam e para isso, temos de voltar a ser criança.
Não podemos confundir as coisas (sei que tem gente que confunde e não são poucos). Uma pessoa que só faz palhaçada (sem graça) o tempo todo, que não quer nada com a vida, que não corre atrás do futuro e coisa e tal, é um imaturo e não criança, pois até elas (as crianças) pensam e batalham pelo futuro. Outra coisa é se vestir de palhaço e brincar com crianças de um orfanato ou de um hospital.
               
                   Ser criança é bom. Ser adulto é bom.
                   Saber e ser os dois... é uma benção.
                   Feliz dia das crianças para os que são e para os que ainda querem ser.

                “Nunca mate a criança que há dentro de você”.
                Luciano Vellasco
12/10/2012